Alunos do Projeto Vencer participaram de um bate-papo com o presidente da ACI

Semear Fundação • 11 de junho de 2025


Alunos do Projeto Vencer participaram de um descontraído bate-papo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti (ACI-NH/CB/DI/EV/I), Robinson Klein, ontem, dia 10. Na ocasião, os jovens fizeram perguntas ao líder empresarial sobre sua trajetória profissional e elogiaram a nova etapa do projeto, realizada nas dependências da ACI.

O Projeto Vencer é um programa de iniciação profissional promovido pela Fundação Semear, com parceria institucional da ACI-NH/CB/DI/EV/I e apoio de empresas como CFC Valderez, Dimosaico, Mule Bule, O Boticário, Editora Sinopsys, Sinosplan, Edenred Brasil e Comoto. Natalino Conci, vice-presidente administrativo-financeiro da Fundação Semear, também participou do encontro e reforçou o agradecimento à ACI pela disponibilização do espaço físico e da estrutura necessária ao projeto. Ele destacou ainda a importância da presença dos jovens na entidade, por proporcionar contato direto com empresários da região e com iniciativas corporativas. “Um dos nossos objetivos é inserir os alunos no mercado de trabalho, e estar aqui na entidade facilita esse processo”, ponderou.

Robinson garantiu que a ACI está à disposição para auxiliar a iniciativa no que for possível e parabenizou os envolvidos pelos resultados já alcançados. O presidente falou sobre sua trajetória e alertou os jovens sobre os perigos do uso de drogas. Também elogiou os alunos que fizeram intervenções durante o encontro, com perguntas e considerações. “A gente tem que se expor para perder o medo. Todos cometemos erros, mas eles não podem nos impedir de fazer o que precisa ser feito — seja estudar, seja falar em público”, comentou.

A aluna Cássia, 15 anos, relatou que a mudança do Projeto Vencer para a sede da ACI foi positiva, pois ampliou as possibilidades dos participantes. “Antes, eram somente pessoas do bairro; agora, temos contato com pessoas de toda a cidade”, enfatizou. Já o jovem Estevão com 16 anos de idade, destacou que a estrutura e os equipamentos mais adequados ao estudo foram outros aspectos favoráveis gerados pela mudança.

Questionado sobre como era quando adolescente, Robinson comentou que sempre foi curioso e proativo "Isso me gerou oportunidades. E espero que vocês também abracem as chances que estão tendo." Aproveitando o contexto, falou ainda sobre o propósito de sua gestão à frente da ACI: fomentar a cultura da inovação. “Qualquer mudança que gera valor e melhora produtos e processos é uma inovação. E vocês podem fazer isso diariamente”, completou.

A líder da turma, Ana de 17 anos, explicou que seu papel é inspirar e ser exemplo. “Também preciso me colocar no lugar dos colegas para entender o que eles precisam”, disse. Ela perguntou ao presidente da ACI quais seriam, na sua visão, as características de um bom líder. “O líder conduz o grupo para um caminho melhor e se cerca de pessoas qualificadas para colocar os planos em prática. É uma responsabilidade, pois o líder é escolhido, assim como um político. Porém, é muito gratificante”, respondeu Klein.

Bruna Souza, educadora social do projeto, informou que a turma atual do Projeto Vencer conta com 30 alunos, que têm aulas na ACI em dois dias da semana. Nos outros três dias, esses mesmos jovens praticam o aprendizado nas empresas parceiras. “Nosso foco, no turno em que eles estão aqui na sala de aula, é no desenvolvimento comportamental. É um ambiente de escuta e acolhimento, no qual buscamos orientar os jovens, da melhor forma possível, a tomarem boas decisões nesta fase da vida, tão cheia de desafios e dúvidas, além de aplicarmos o conteúdo programático”, concluiu. O curso do Projeto Vencer tem duração de 10 meses.

A Fundação Semear é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que cria, fomenta e integra ações sociais estratégicas e transformadoras para a sociedade. Criada em 17 de outubro de 1996, tem como finalidade a prestação de serviços socioassistenciais, voltados para a defesa e garantia de direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo, incentivando e apoiando ações, projetos e programas nos campos da Assistência Social, Cultura, Meio Ambiente, Educação, Ciências, tecnologia e Inovação, Recreação e Esporte, atuando na promoção do desenvolvimento social, para a consolidação da cidadania.


Veja mais!

Por Semear Fundação 2 de julho de 2025
A Fundação Semear tem o prazer de compartilhar o Relatório de Prestação de Contas referente ao ano de 2024 — um documento que reforça nosso compromisso com a transparência, a responsabilidade social e a transformação de vidas. Neste relatório, você encontrará: Os principais projetos e ações realizados ao longo do ano, com destaque para iniciativas voltadas à infância e adolescência Dados e indicadores de impacto social, mostrando como cada ação contribuiu para o desenvolvimento humano e comunitário Relatos de atividades, parcerias e campanhas, incluindo números de atendimentos, público alcançado e resultados obtidos Os investimentos realizados em programas e projetos, que beneficiaram milhares de crianças e adolescentes. O relatório está disponível para leitura no link da bio das nossas redes sociais e também aqui no site fundacaosemear.org.br Clique aqui Transparência e compromisso que fortalecem a confiança de todos que caminham conosco.
Por Semear Fundação 27 de junho de 2025
A Fundação Semear e o Fundo Social da Sicredi Pioneira , em parceria com a ACI NH/CB/EV/DI , estão celebrando o sucesso da primeira capacitação da 2ª edição do Projeto "Todos Juntos", o curso de "Elaboração e Apresentação de Projetos Sociais" . Realizado em 27 de junho, o evento contou com a presença de representantes de diversas organizações sociais, proporcionando um dia de aprendizado. A formação presencial, conduzida por Fernanda Desbesel Appelt , ofereceu ferramentas e conhecimentos essenciais para aprimorar a elaboração de propostas e potencializar o impacto das ações sociais nas comunidades. Durante o curso, foi reforçada a importância da capacitação para o setor. Como destacou Fernanda Desbesel Appelt, "A profissionalização e a qualificação técnica são caminhos essenciais para aumentar a eficiência e a relevância das organizações do terceiro setor. Nesse contexto, um curso de Elaboração de Projetos Sociais torna-se uma importante ferramenta para garantir que elas possam transformar boas ideias em iniciativas estruturadas, captando recursos e ampliando seu impacto nas comunidades atendidas." Ela complementou que "um bom projeto social não é apenas uma possibilidade para receber recursos, mas uma rota clara para transformar realidades e garantir impacto positivo a longo prazo ." A participação gratuita, viabilizada pelo Projeto "Todos Juntos", reforça o compromisso da Fundação Semear e da Sicredi Pioneira com o fortalecimento do terceiro setor. Próximos Passos do Projeto "Todos Juntos" O Projeto "Todos Juntos" continuará a oferecer importantes capacitações ao longo de 2025. As próximas formações abordarão temas cruciais para o desenvolvimento das organizações sociais: Indicadores Sociais Mobilização e Captação de Recursos Comunicação e Marketing Fique atento às próximas oportunidades para fortalecer ainda mais sua organização e ampliar o impacto positivo em sua comunidade!
Por Semear Fundação 18 de junho de 2025
Nesta terça-feira, 18 de junho, aconteceu a primeira reunião de 2025 do Troca de Carinho, Programa Social da UnidaSul realizado em parceria com a Fundação Semear. O encontro marcou o início de mais um ciclo de apoio às entidades que atuam na proteção, no desenvolvimento e na promoção de direitos de crianças e adolescentes. Mais de três mil crianças e adolescentes foram beneficiados pelos projetos sociais contemplados, fortalecendo a rede de atendimento a esse público. O programa destina, a partir de contribuições mensais da Rede UnidaSul, repasses semestrais às instituições sociais cadastradas. "O mundo que sonhamos começa com atitudes que inspiram." Essa é a essência que move o Troca de Carinho e orienta cada passo dado nessa jornada coletiva de transformação social. Nesta edição, o Programa Troca de Carinho repassou o valor de R$ 24.376,16 , para 22 entidades sociais. O Troca de Carinho é mais do que um programa de repasse financeiro: é uma corrente de solidariedade e cuidado que transforma vidas e fortalece a atuação das organizações sociais em suas comunidades.
Ver mais novidades